calipígia

Caro Professor: passeando por um determinado site de humor, deparei-me com a palavra calipígia (bunda grande) quando citavam algumas dançarinas como Carla Perez. De onde vem esta palavra?.

Sylvie

Prezada Sylvie: não sei qual foi a definição que deram no sítio de humor que visitaste, mas calipígia, interessante vocábulo que herdamos do Grego, refere-se a nádegas bonitas e bem proporcionadas. Seu primeiro elemento é cali, que significa “belo” — o mesmo que vais encontrar em caligrafia (escrita bonita), calistenia (ginástica para embelezar as formas, o que vem a ser um nome clássico para a “ginástica estética”), calidoscópio (um irmão do telescópio e do periscópio, que consiste num tubo em que podemos ver formas belas — esta forma é preferível a “caleidoscópio”). O segundo elemento é pyge, que significa “nádegas”; aparece em uropígio (aquela parte da galinha que chamam de sambiquira ou, prudentemente, de sobre) e no horripilante esteatopígia (de steatos, “gordura” — a que tem as nádegas cheias de gordura).

Entre as várias estátuas de Vênus que conhecemos, existe a famosa Vênus Calipígia, do Museu Nacional de Nápoles, que retrata uma figura feminina que levanta inocentemente o manto para que seu derrière (é mais delicado, em Francês) fique à mostra. Curiosamente — ou não —, até hoje o vocábulo foi aplicado exclusivamente a mulheres, embora nada impeça que venha a ser usado para homens. Abraço. Prof. Moreno