o nome desta década

Olá, Professor Moreno, tudo bem? Gostaria de saber como devemos nos referir a esta primeira década do século XXI, uma vez que falamos Anos Vinte, Anos Trinta , etc. Grata.” 

Maria Cecília

Como vamos nos referir aos primeiros 10 anos do século XXI? Saímos dos Anos 90 e entramos… nos Anos Zero? Olha, Maria Cecília, a mesma dúvida vem ocupando a mente de publicitários e homens de mídia dos países de língua inglesa. Foram criados sítios na Internet especialmente para que os leitores votassem; há concursos (com prêmios) na Inglaterra e nos Estados Unidos, há pesquisas de opinião e plebiscitos. Vão chegar a alguma coisa aproveitável? Na minha modesta opinião, todo esse trabalho vai acabar não dando em nada, porque falta aqui uma verdadeira pressão lingüística para que se crie uma denominação específica para cada década de um século. 

Sempre foi assim: nunca sentimos a necessidade de especificar todas as décadas, num processo regular. Quando se trata, por exemplo, do séc. XX, que acabamos de deixar, falamos dos Anos 20, dos Anos 30, mas não individualizamos o decênio que vai de 1900 a 1909, por exemplo. Se pensarmos um pouco mais no assunto, vamos ver que também nunca usamos nome de década para os anos de 1910-1919. Seriam os Anos 10? Minha leitora já estará percebendo que tudo vai-se repetir agora no novo século: quando soubermos como chamar a primeira década, vamos começar a discutir como chamar a segunda.

É claro que podemos ter nomes qualificativos para determinados períodos especiais – o Século de Ouro, os Anos Loucos, os Anos Dourados, os Anos da Peste, a Década Perdida, etc. — mas não são atribuídos regularmente a todos os itens de uma série, como se procura fazer agora com as décadas sucessivas. Os franceses — justiça seja feita: alguns franceses — padronizaram no “les 00s“, “les 10s“, “les 20s“, expressões artificiais que só me parecem inteligíveis se vierem dentro de contextos muito bem definidos. 

Além disso, o tempo, cara leitora, passa muito rápido. No futuro, poderemos falar sobre a década de 2020 a 2029 como os “Anos 20“? Certamente não, da mesma forma que não nos referimos à decada de 1820—1830 como os Anos 20. A expressão “Anos 20″ nos lembra o fim do cinema mudo, o jazz, as melindrosas, a Lei Seca, etc.; nos dicionários do distante futuro, tenho certeza de que “Anos 20” será definida como “a década de 1920—1930” — e eu acrescentaria: “do Ocidente“; talvez alguma estranha criatura vinda do espaço um dia ainda acrescente: “do planeta Terra” — e assim por diante, por este universo afora. Tudo indica, portanto, que não vamos encontrar uma denominação que individualize a década em que estamos; se, no entanto, for um vocábulo de que os falantes realmente necessitem, ele vai brotar naturalmente. É assim que funciona. Por enquanto, vamos usando a primeira década, o primeiro decênio, a virada do século, o início do século (e muitas outras), que cumprem muito bem o seu papel. Abraço. Prof. Moreno.