nacionalidade brasileiro ou brasileira?

Professor, há uma dúvida que sempre me atormentou: qual é a maneira certa de dizer — a nacionalidade de João é brasileira ou brasileiro?

Marcela

 

Marcela: pretendo um dia explicar com mais detalhes este problema de concordância. Contudo, enquanto isso não acontece, aqui vai uma lição rápida: acho que te enganaste ao formular a questão. É claro que numa construção como “a nacionalidade de João é…” só cabe a forma feminina (brasileira), já que o adjetivo gentílico deve concordar com nacionalidade. Dito de outra forma, “João tem nacionalidade brasileira“, “Dona Marisa provou sua nacionalidade italiana“, e assim por diante.

Presumo que a dúvida que te atormenta (que exagero!) deve ser outra: quando João preenche um formulário ou uma ficha de inscrição, no campo “Nacionalidade”, deve ele escrever brasileiro ou brasileira? Acertei? Se for esse o problema, a resposta é brasileiro, da mesma forma que Dona Marisa, ao preencher o campo “Estado Civil”, deve escrever casada (concordando com ela), e não casado. É mais um costume do que uma regra estrita, mas, como sabes, o peso dos costumes é muito grande quando se trata do idioma. Abraço. Prof. Moreno