pontuação para indicar interrupção

“Qual o sinal gráfico utilizado para indicar que existe uma interrupção na conversa de alguém? Ou seja, quando uma pessoa começa a falar de um assunto e faz uma pausa; quando volta a falar, muda de assunto. Seria (…) ou //?.” 

André Vitorino V.

Prezado André: já não se defende, tecnicamente, a utilização dos sinais de pontuação para indicar pausas ou interrupções. Hoje eles são vistos como poderosos auxiliares sintáticos; sua função é assegurar que o leitor vá reconhecer, sem sobressaltos, a sintaxe da frase que o autor escreveu. Para indicar interrupções, em diálogos, na Literatura, os escritores fazem de tudo um pouco, já que a linguagem escrita é quase impotente para reproduzir as pausas, entonações, hesitações, mudanças de tom, de timbre, etc., que a fala usa com tanta riqueza. Alguns simplesmente indicam, com palavras, que houve uma pausa: 

(1) “Blá, blá, blá”. Pausa constrangedora. “Blé, blé, blé” .

(2) “Blá, blá, blá”. Fulano fez uma pausa, enquanto olhava pela janela. Continuou: “Blé, blé, blé”.

Outros intercalam partes narrativas, que dão ao leitor a sensação de que houve uma interrupção no discurso do personagem:

(3) “Blá, blá, blá”. Fulano estava nervoso. Há quanto tempo ele… “Blé, blé, blé”.

(4) “Blá, blá, blá”. “Blé, blé, blé”. Ele olhava para ela, incrédulo. O que significaria aquela pausa entre o último blá, tão sofrido, e o primeiro blé?

Em textos em que é fundamental a descrição da fala proferida (certos tipos de depoimento, registro de experiências, de entrevistas psicológicas, etc.), parte-se então para o explícito:

(5) “Blá, blá, blá”. [o paciente pára de falar por alguns segundos e olha a parede; em seguida, recomeça, no mesmo tom, embora mude radicalmente o assunto] “Blé, blé, blé”.

Como vês, cada um se vira como pode. A tarefa é inglória, dada a descomunal diferença entre os dois meios (fala e escrita). Espero ter-te ajudado. Abraço. Prof. Moreno

Depois  do Acordo: pára> para