crase antes de Terra

Professor, gostaria de dizer, primeiramente, que o admiro muito. Sempre leio seus textos e comentários em torno das questões da linguagem. Em relação à minha dúvida, gostaria que esclarecesse o emprego da crase diante da palavra terra, sobretudo nesta oração: “Os marcianos voltaram a Terra“. Afinal, usaremos o acento diante do substantivo próprio Terra, referindo-nos ao planeta em que  vivemos?

Petrúcio Jr.

Meu caro Júnior: acho que conheço a origem remota dessa tua dúvida. No (mau) ensino tradicional da crase, relacionavam-se os casos em que “a crase era proibida” [sic!] — e entre eles figurava a palavra terra, quando usada por oposição a bordo: “Os marinheiros foram a terra“. Ora, professor de Português que se preze já abandonou, há muito tempo, essa forma jurássica e equivocada de explicar o A acentuado. Como este acento só poderá ocorrer quando houver a crase (fusão) da preposição com o artigo, não é necessário ficar enumerando as dezenas de casos em que tal encontro não acontece, como se fossem regras específicas. Um professor que ensina a seus alunos que “não existe crase antes de verbo” está transmitindo a seus infelizes alunos a idéia errônea e nefasta de que possa existir uma lista de palavras favoráveis e outra de palavras desfavoráveis à crase. O que ele deve fazer é, a partir do princípio geral (não há crase sem o artigo feminino), mostrar ao aluno que ele sequer deveria se preocupar em acentuar um A que esteja antes de um verbo, ou antes de um pronome indefinido, ou antes de uma palavra masculina, etc. — casos esses em que é impensável a presença do artigo.

Isso nos traz de volta à tua pergunta: podemos acentuar o A antes de terra? A resposta é simples: desde que a preposição encontre um artigo feminino antes desta palavra. No exemplo acima, dos marinheiros, o vocábulo é usado com um sentido indefinido, que não admite o artigo (“O navio está em terra”, “O grito veio de terra”). Observa, no entanto, a sequência: a espaçonave deixou a Terra, a espaçonave saiu da Terra, a espaçonave caiu na Terra, a espaçonave voltou à Terra. Como podes ver, sempre usamos o artigo definido com o nome de nosso planeta. Isso  também ocorre quando empregamos terra para indicar o lugar que se opõe ao céu, no sentido místico ou mitológico: “Zeus saiu da vastidão azul do céu e voltou mais uma vez à terra“; “Cristo veio à terra para salvar os homens”. Abraço. Prof. Moreno