crase com pronome de tratamento

Caro professor: em “vimos solicitar A Vossa Excelência”, o A não leva mesmo acento de crase? E se eu raciocinar que a frase é “vimos solicitar a (a) Vossa Excelência” — não existe aí uma duplicidade de As? A propósito, em uma dedicatória o correto é escrever “À minha amiga Maricota”  ou “A minha amiga Maricota”? 

Afonso —  Campo Grande (MS).

Meu caro Afonso: jamais vais encontrar um acento de crase antes de Vossa Excelência (e demais formas de tratamento) pela simples razão de que não existe artigo antes dessas formas! “O discurso DE  Vossa Excelência” (e não DA), “Confio EM Vossa Excelência” ( e não NA). Ora, sabes muito bem que a crase ocorre quando a preposição encontra o artigo; logo … 

Quanto ao uso de artigo antes de pronomes possessivos, essa é uma daquelas situações em que o falante tem total liberdade de escolher. Eu digo “o carro de (ou do) meu filho”, “eu estava pensando em (ou na) minha filha”. Dessa forma, no caso que mencionaste, podes usar o artigo (com o conseqüente acento de crase: À minha amiga) ou não (nesse caso, o A vai ser uma preposição pura: A minha amiga). A crase não é bicho bravio, não; com jeito, ela se amansa. Abraço. Prof. Moreno

Depois  do Acordo: conseqüente > consequente