sequência de advérbios em -mente

Professor Moreno, sempre tive dúvida em relação à acentuação dos advérbios de modo usados em conjunto. Explico melhor: rapidamente não leva acento, certo? Entretanto, se eu disser “Ele se afastou rapida e silenciosamente“, devo acentuar rápida? Ou considerá-lo como uma espécie de abreviação do advérbio e deixá-lo sem acentuação?

H. Shimura, 17 anos — Guarulhos (SP)

Meu caro Shimura, essa propriedade que os advérbios de modo têm de “fatoração” revelam a sua verdadeira natureza de vocábulos compostos: todos eles são formados da combinação de um adjetivo com o “sufixo” mente (o qual, na verdade, é o nosso velho substantivo mente, o mesmo que aparece em “o poder da mente”, “mente sã em corpo são”).  É por isso que ocorre aquela concordância obrigatória do adjetivo primitivo com o substantivo feminino: duro, dura+mente; pesado, pesada+mente; etc.

Quando, portanto, enumeramos uma série de advérbios desse tipo, acrescentamos  “mente” (que, repito, é historicamente um substantivo) apenas ao último adjetivo da série: “rápida, instantânea e silenciosamente” — o que deixa os dois primeiros intactos, sujeitos às regras de acentuação habituais. Abraço. Prof. Moreno