desmitificar ou desmiStificar?

Prezado professor, tenho uma dúvida que vem me incomodando há tempos. A forma correta é desmitificar, ou o correto seria desmistificar? Para mim parece mais lógico desmitificar, de mito. Que me dizes?

Carolina R. — Porto Alegre

Prezada Carol, esses dois verbos são tão parecidos quanto um porco e uma ovelha: ambos andam de quatro e têm o focinho do lado oposto à cauda, mas significam coisas bem diferentes. Desmitificar é “tirar o caráter mítico de alguma coisa, torná-la comum, sem mistério”: “À medida que se conhece melhor a história da América Latina das últimas duas décadas, a figura de Che vai sendo progressivamente desmitificada” (leia-se: o caráter mítico do personagem vai dando lugar ao homem real).

Desmistificar, por sua vez, é “desmascarar, acabar com aquilo que era uma mistificação, um embuste”. No Tartufo, de Molière, o impostor é desmistificado no final da peça. Periodicamente aparecem no mundo videntes e fazedores de milagres que iludem os crédulos e os ingênuos por algum tempo, até que são desmistificados. Abraço. Prof. Moreno