há cerca de

Fui alvo de gozação por ter escrito a seguinte frase: “Ele mora lá há cerca de 30 anos”. Disseram que cerca era sinônimo de “algo cercado” e que “há cerca” não existia. Aconselharam-me até a comprar um dicionário ou gramática. Apesar de ter certeza de que esta forma é certa, não consegui dar uma explicação gramatical que fosse convincente o bastante para dissipar qualquer dúvida sobre a controvérsia. Por isso, venho pedir ajuda do Professor Moreno.” Kecia V.

Minha cara Kecia: como se diz, estás coberta de razão. Só não entendi em que meio tu te moves: quem, no seu são juízo, pode afirmar que há cerca não existe? Essas pessoas que zombaram de ti já freqüentaram colégio?

Vamos por partes. (1) Qualquer pessoa alfabetizada sabe que podemos usar haver para indicar tempo decorrido: (=faz) dez dias, havia (=fazia) dois anos, etc. Espero que até aqui todos concordem, e não comecem suas zombarias. (2) O advérbio cerca é um sinônimo mais ou menos culto para aproximadamente, mais ou menos: “Cerca de duas mil pessoas estiveram no enterro”. Até aqui, também, espero que não haja dúvidas. (3) Todos aí aceitam “cheguei aqui há aproximadamente três horas”? Mais uma vez, espero que sim; esta expressão faz parte do Português básico.

Ora, muito bem; chegamos ao final da lição: substituam aproximadamente por seus sinônimos, e vamos ter “cheguei aqui há mais ou menos três horas” e — adivinhem! — “cheguei aqui há cerca de três horas”. Pronto, Kecia. Aqui tens a justificativa gramatical de que necessitas; só me indigno com a inversão de valores: a pessoa que escreve certo é que tem de dar explicações aos demais, a eles que — esses sim! — deviam se aproximar um pouco mais das gramáticas e do nosso querido “amansa burro”. Abraço.  Prof. Moreno

Depois  do Acordo: freqüentaram > frequentaram