ab ovo

Prezado Professor: há muito tempo leciono Literatura Brasileira no Ensino Médio, e sempre tive curiosidade sobre a origem da expressão ab ovo. Em Esaú e Jacó, de Machado de Assis, bem no início, quando o narrador discute o título que vai ser dado ao romance, ele diz: “Quanto ao título, foram lembrados vários, em que o assunto se pudesse resumir, ab ovo, por exemplo, apesar do latim; venceu, porém, a idéia de lhe dar estes dois nomes que o próprio Aires citou uma vez: Esaú e Jacó”. Eu sei, dos meus tempos de seminário, que a expressão se traduz como “desde o ovo” e é usada para indicar o princípio, a origem — mas desconheço por que ela se tornou tão famosa.

Eduardo G. — Recife

Meu caro Eduardo: realmente, não foi por acaso que essa expressão latina ficou famosa, a ponto de ser empregada em todas as línguas ocidentais. Há duas versões para explicar sua fama, ambas perfeitamente aceitáveis. A primeira é o fato de Horácio, o famoso poeta latino, tê-la empregado na sua Arte Poética (na verdade, a terceira Epístola aos Pisões), em que elogia Homero por ter narrado a destruição de Tróia sem começar pelo ovo de Leda (ab ovo) — isto é, sem começar pelo nascimento lendário de Helena, que nasceu do relacionamento de Leda com Zeus, na figura de um cisne. Em vez disso, Homero situa a ação de sua Ilíada em pleno campo de batalha, já no décimo (e último) ano da guerra.

A outra teoria diz que ab ovo seria o início de uma expressão maior, ab ovo usque ad mala (literalmente, “do ovo até as maçãs”), que descrevia o início e o fim de um jantar romano, que geralmente começava com ovos e terminava com frutas — algo assim como “da entrada à sobremesa”. Em ambos os casos, como podes ver, a expressão está associada à idéia de início; contudo, o seu emprego constante na literatura, principalmente para se referir a narrativas, torna a primeira hipótese mais provável, se levarmos em conta a influência que a Arte Poética de Horácio exerceu sobre a teoria literária do Ocidente. Abraço. Prof. Moreno

Depois do Acordo: Tróia > Troia

idéia > ideia

Quer conhecer a mitologia grega?
Então ouça o podcast Noites Gregas, do professor Moreno.