Categorias
Através dos dicionários Etimologia e curiosidades

órtese

Veja mais uma prova de que nenhum dicionário contém todas as palavras de nosso idioma.

Prezado Doutor: gostaria de saber se a palavra órtese [sic] existe em nosso vocabulário. Não encontrei no Aurélio, mas continuo na dúvida porque se trata de uma edição antiga. Grato.

Ivan B.

Meu caro Ivan: sim, existe, e é muito usada na área da Medicina, da Odontologia e da Fisioterapia, que vêm fazendo, modernamente, a distinção entre órtese e prótese. Diferentemente da prótese, que substitui, no todo ou em parte, um membro que foi perdido, a órtese é uma ajuda externa, destinada a suplementar ou a corrigir uma função deficiente ou mesmo complementar o rendimento fisiológico de um órgão ou membro que tenha sua função diminuída (exemplos tradicionais são as antigas fundas para hérnia, o colar cervical e as talas de material plástico para o punho ou para o braço). O termo, que contém o radical grego orthos (“reto, correto”), vem da nomenclatura médica do Francês e está amplamente consagrado, inclusive na legislação da Previdência Social.

Se és leitor assíduo do nosso sítio, deves saber que os dicionários — mesmo os melhores, como o Houaiss e o Aurélio — trazem apenas uma parte do nosso vocabulário técnico. Se procurares neles todos os verbetes de um dicionário de Medicina, de Direito, de Geologia, etc., certamente vais deixar de encontrar a metade da lista. Isso é normal, pois um dicionário que contivesse todos os léxicos especializados teria quatro vezes o tamanho do Houaiss, que já tem mais de 2.000 páginas. Dezenas de milhares de palavras “existem”, mas não estão nos dicionários de uso geral. Abraço. Prof. Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.