ela foi o segundo juiz

Prezado Professor: um jornal de destaque em nossa capital estampou a seguinte manchete: “Denise Carvalho foi o segundo juiz afastado do cargo pelo TJ em razão de investigação envolvendo decisão contra a Petrobrás”. O substantivo juiz, no masculino, está empregado corretamente para se referir à juíza? 

Marcela A. — Goiânia

Minha cara Marcela, o jornal está corretíssimo. Como o gênero feminino sempre exclui o masculino, se escrevessem que ela foi a segunda juíza afastada do cargo, estariam afirmando que duas juízas tinham sido afastadas. Como, ao que parece, não foi o caso, o segundo juiz engloba o masculino e o feminino. 

Esta é uma das características do nosso idioma que vem sendo desconsiderada por muitas feministas: o nosso idioma é muito menos machista do que se pensa. Enquanto, para a Psicologia, a mulher pertence ao gênero não-marcado, ocorre exatamente o inverso no Português. Mattoso Câmara Jr. há muito matou a charada: a marca do plural é o –S, enquanto o singular se assinala pela ausência desse –S; a marca do feminino é o –A, enquanto o masculino se assinala pela ausência desse –A. Ninguém duvida que aluna, mestra e cantora sejam femininos, porque ali está a marca; ninguém duvida que aluno, mestre e cantor sejam masculinos, porque ali NÃO está a marca. Por isso, sempre que queremos ser genéricos, podemos usar o singular, masculino (número e gênero não-marcados): “O brasileiro trabalha mais do que se pensa” (entenda-se: todos). Exatamente por perceber essa indefinição do gênero masculino das palavras é que as pessoas sentem a necessidade de especificar, quando mais de um sexo estiver envolvido: “Tenho três filhos homens”, “Tenho três filhos: um homem e duas mulheres” — o que não acontece com “Tenho três filhas“.

Essa inconfundível marca feminina exclui automaticamente todos os homens. Se um jornal publicar que “Maria foi a vereadora mais votada na cidade”, ele estará dizendo que, entre as vereadoras eleitas, Maria foi a mais votada. Agora, se estampar que “Maria foi o vereador mais votado na cidade”, estará dizendo que Maria obteve a maior votação entre todos os vereadores (homens e mulheres). Abraço. Prof. Moreno

 

Quer conhecer a mitologia grega?
Então ouça o podcast Noites Gregas, do professor Moreno.