motinho

Prezado Doutor: gostaria que você me ajudasse a resolver uma dúvida que já está virando assunto em todos os lugares que eu e meus amigos freqüentamos: qual é o diminutivo de moto e foto? É fotinho ou fotinha? Motinha ou motinho?

Gustavo A. — Rio de Janeiro

Meu caro Gustavo: embora a tradição gramatical considerasse -inho e -zinho como duas variantes do mesmo sufixo, hoje se sabe que são dois elementos completamente diferentes quanto a sua natureza e quanto a seu comportamento. O elemento -zinho funciona como uma espécie de adjetivo preso ao vocábulo primitivo, mantendo com ele a mesma relação de concordância que os adjetivos mantêm com os substantivos: um cometA, um cometazinhO; um poemA, um poemazinhO; uma tribO, uma tribozinhA. O elemento -inho, no entanto, funciona como um sufixo especial, que conserva o A ou o O final do vocábulo primitivo, independentemente do gênero ser masculino ou feminino: um poemA, um poeminhA; um cometA, um cometinhA; uma tribO, uma tribinhO; um sambA, um sambinhA.

No Português, pouquíssimos são os vocábulos femininos que terminam em O: além de tribo, temos a libido (um latinismo importado por via científica) e os dois vocábulos que mencionaste, moto e foto, criados modernamente pela redução dos compostos eruditos motocicleta e fotografia. Por isso, se optarmos por formar diminutivos usando -inho, vamos ter a motO, a motinhO; a fotO, a fotinhO. É natural que as pessoas achem estranhas essas duas formas, dada a sua extraordinária raridade nos padrões do nosso vocabulário, mas é assim que elas são. Abraço. Prof. Moreno

Depois  do Acordo: freqüentamos> frequentamos

Quer conhecer a mitologia grega?
Então ouça o podcast Noites Gregas, do professor Moreno.