haviam ocorrido

 

Prezado Professor: não me conformo que o senhor tenha considerado correta, num de seus artigos, a frase “haviam ocorrido vários acidentes naquele local”. A orientação que me deram na matéria é a seguinte: o verbo haver no sentido de acontecer, ocorrer transmite sua impessoalidade para os demais em uma locução verbal (mesmo sendo auxiliar); portanto, o verbo permanece no singular. Por favor, se discordar indique a fonte.

Cláudia G.  — Goiânia

Prezada Cláudia: pelo que depreendo da tua pergunta (“a orientação que me deram…”, alguém andou atrapalhando o teu estudo aí em Goiânia! Cuidado para não confundir, nas locuções verbais, o verbo auxiliar com o verbo principal. Este é sempre o último da direita, e manda na locução; aquele fica à esquerda, e obedece. É claro que o verbo haver, no sentido de “acontecer”, é impessoal, e impessoaliza também os seus auxiliares. Observa: “houve muitos acidentes”, “pode haver acidentes”, “deve ter havido acidentes” — assim como houve, pode e deve também ficaram impessoalizados. 

No entanto, estamos falando aqui do verbo ocorrer; haver é um mero auxiliar e deve flexionar como o seu principal faria: “Ocorreram muitos acidentes”, “haviam ocorrido muitos acidentes”. Minha fonte? Todas — repito — todas as gramáticas dignas deste nome, em nosso idioma. Se alguém te ensinou aquela barbaridade, não pode ter sido um professor com curso de Letras; se ele cobrava pelas lições, acho que podes pedir teu dinheiro de volta. Abraço. Prof. Moreno

 

Quer conhecer a mitologia grega?
Então ouça o podcast Noites Gregas, do professor Moreno.