colocação do pronome

Sandra, de São Paulo, precisa saber se as seguintes frases estão corretas: “Lhe manteremos informado sobre o progresso de nossos trabalhos”, “Lhe informamos sobre o progresso” e “Lhe notificamos sobre o progresso”.

Minha cara Sandra: em Português culto formal escrito, essas frases são inaceitáveis por duas razões: primeiro, não podemos começar uma frase pelo pronome oblíquo (lhe); segundo, o pronome oblíquo adequado, neste caso (seja com manter, com informar ou notificar), seria O, já que o lhe só é usado para objetos indiretos. Em suma, o correto seria informamo-lo, notificamo-lo ou mantê-loemos informado sobre o progresso — todas corretas, mas cada uma mais horrenda do que a outra.

Por isso tudo, o melhor seria mudar o início da frase, para não começar nem pelo pronome oblíquo (o que seria errado), nem pelo verbo (correto, mas pouco eufônico). Poderias escolher entre “Nós o manteremos informado”, “Manteremos o senhor informado…” , “O senhor será informado”, e assim por diante. Abraço. Prof. Moreno

Quer conhecer a mitologia grega?
Então ouça o podcast Noites Gregas, do professor Moreno.