cerquilha

Professor Moreno, gostaria de saber qual é o nome do símbolo #, que muitos chamam de “jogo da velha”. Em Inglês, ele é muito usado para designar “número” (por exemplo, phone# significa phone number). Perguntei para as pessoas que sabem Espanhol, mas nem eles souberam dizer. Obrigado.”

Tadashi S. — Japão

Meu caro Tadashi: estamos diante de um fenômeno cada vez mais comum: sinais muito antigos, utilizados em círculos mais restritos (na Alquimia, na Cabala, em seitas religiosas mais discretas, em certas formas especializadas de comércio), ganham súbita notoriedade ao serem adotados pela tecnologia do novo milênio — quando então os usuários se dão conta que não sabem o seu nome e passam a batizá-los a torto e a direito. Isso aconteceu com o símbolo @, que nós chamamos de arroba, mas que recebe as mais variadas denominações na línguas ocidentais; isso também está acontecendo com #, que ganhou fama instantânea com o desenvolvimento estratosférico da telefonia moderna. 

O dicionário do Houaiss chama-o de cerquilha (“uma pequena cerca”), mas também o conhecem como tralha ou jogo-da-velha, por razões óbvias. Como tu mesmo informaste, o Inglês o chama de number sign (“signo de número”), Portugal o chama de cardinal, enquanto países da América espanhola o denominam de numeral. Por causa de sua forma, a tecla dos aparelhos telefônicos é também chamada de cancela, tralha, ou jogo-da-velha, no Brasil; de carré (“quadrado”), no Francês; de almofadinha, na Espanha. Muitos preferem chamá-lo de sustenido, embora especialistas aleguem que o símbolo musical não é inclinado como o # (essa é sutil!). Neste caso, a grande variedade de nomes para este símbolo, principalmente nascidos de uma analogia com a sua forma, sugere que a sua origem seja desconhecida. Se não chegamos a uma conclusão definitiva, ao menos levantamos uma série de hipóteses (e nos divertimos bastante com isso). Abraço. Prof. Moreno