o nome das letras é masculino

Professor, dizemos “a letra A” ou “as letras B e C“, e assim por diante. Entretanto, quando nos referimos a alguma letra dizemos o B; o F, etc. Não seria mais adequado dizer uma F, uma B? Por que usamos o masculino? As letras são masculinas ou femininas?

Nicholas – São Paulo

Como se escreve, em Português, o nome das letras do Alfabeto? Obrigada, desde já!

Selma  —  Amestelveen, Holanda

Meu caro Nicholas: as letras são femininas no Espanhol e no Francês, neutras no Inglês e masculinas no Português. Isso depende do espírito de cada idioma; não há nenhuma razão lógica para o fato de ser um F, como dizemos aqui, ou una F, como dizem nossos irmãos do Prata. É o mesmo destino arbitrário que fez com que Sol e Lua fossem, respectivamente, masculino e feminino no Português e exatamente o contrário no Alemão. O fato de “letra” ser um substantivo feminino nada influi no gênero das letras em si — da mesma forma que o fato de ferramenta ser feminino não obriga também martelo, alicate e serrote a sê-lo.

Quanto aos nomes das letras do alfabeto, Selma, são eles os seguintes: á, bê, cê, dê, é, efe, gê, agá, i, jota, cá, ele, eme, ene, ó, pê, quê, erre, esse, tê, u, vê, dáblio, xis, ípsilon, zê. Podemos encontrar alguns deles em á-bê-cê, á-é-i-ó-u, bê-á-bá, cê-cedilha, régua-tê. Abraço para ambos. Prof. Moreno.

Quer conhecer a mitologia grega?
Então ouça o podcast Noites Gregas, do professor Moreno.