Categorias
Acordo ortográfico Casos Decididos

seus livros já estão atualizados?

Prof. Moreno: seus livros da coleção Guia Prático do Português Correto — Ortografia, da L&PM Pocket, volumes 336, 391 e 471, já estão de acordo com as novas regras ortográficas? Escola Municipal Chico Xavier — Marília (PR)

Não, ainda não. Estou aguardando que a Academia chegue a uma conclusão definitiva. As mudanças referentes à acentuação foram poucas e já estão bem elucidadas; todavia, as regras relativas ao emprego do hífen continuam sub judice, por assim dizer, pois vários pontos do Acordo admitem interpretações divergentes. A situação atual, neste mês de abril de 2009, é de absoluta confusão, aqui e em Portugal. Com uma pressa que chega a ser suspeita, foram lançados no mercado vários dicionários que proclamam ter seu texto “dentro da nova ortografia oficial”; o curioso é que eles divergem entre si quanto à grafia de dezenas de palavras…

A própria ABL está confusa. A nova edição do VOLP acaba de sair, mas ninguém se espante se tiver de sofrer correções. Quando chegarmos ao ponto de equilíbrio, então tratarei de ajustar o texto de acordo com a Reforma. Abraço. Prof. Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.