Categorias
Como se escreve Destaque Emprego das letras

portfolio, portfólio ou portifólio?

As palavras de origem estrangeira sofrem adaptações ao entrar em nosso idioma. Isso é muito bom, mas nem sempre é muito simples: é portfolio, portfólio, portifólio ou porta-fólio?

Paulo Ricardo, de Porto Alegre, andou pesquisando nos dicionários a grafia de portfolio e continuou com dúvida, porque encontrou também a forma acentuada  portfólio.

Meu caro Paulo Ricardo: a forma correta é portfolio — em itálico e sem acento, porque ainda é vocábulo do Inglês (assim registra o mais novo e melhor dicionário que temos em nosso idioma, o Houaiss). Se vier a ser aportuguesada (o que acredito que vai acontecer em breve, tamanho é o uso que se faz desse vocábulo na publicidade e nas artes gráficas), vai dar algo como portifólio, forma que, aliás, eu já uso há alguns anos. Nota que, nesse caso, a palavra passa a ter acento e um “i” para desmanchar aquele encontro consonantal [r+t+f], inexistente nos nossos padrões fonológicos. Aurélio-vivo, o da 2ª edição, registra porta-fólio, que tem lá sua lógica, mas é muito estranha. A forma portfólio — mais uma daquelas cruzas de jacaré com cobra-d’água, pois mantém a estrutura do Inglês, mas com o acento de nosso sistema ortográfico — veio registrada no confuso Aurélio-XXI, que introduziu várias novidades discutíveis depois que faleceu o mestre Aurélio Buarque de Holanda. Abraço. Prof. Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.