Categorias
Testes

respostas – sujeito deslocado

Veja aqui as respostas comentadas aos testes.

 

1 – Na 1ª coluna, o verbo EXISTIR (que é pessoal) comanda a locução com o auxiliar PODER. Como o sujeito é RAZÕES PARA ANGÚSTIAS, a forma verbal correta é PODEM EXISTIR. Na segunda coluna, o sujeito do verbo FALTAR está depois da intercalação: TALENTOS INCOMPARÁVEIS. Note como, em ambos os casos, entre o verbo e o sujeito proposto foi intercalado um elemento no singular (NO FUTEBOL BRASILEIRO e NO GRAMADO DE NOSSOS ESTÁDIOS). Contudo, quem soube identificar o sujeito não teve maiores dificuldades. A resposta é D.

2 – Aqui, como na maioria das frases em que aparece, o verbo BASTAR tem o sujeito à sua direita (ALGUNS MINUTOS). Na segunda oração, o sujeito do verbo SER é TRÊS HORAS. A frase completa ficaria, portanto, “Para os que estavam bem treinados, bastariam alguns minutos, mas aos inexperientes nem três horas seriam suficientes para concluir o teste”. A resposta é A.

3 – A primeira oração tem o sujeito posposto; sua ordem normal seria “os três representantes da Argentina chegaram hoje”.  Na segunda, o sujeito de  RESTAR vem, como sempre, à direita do verbo (OS PARTICIPANTES). Na terceira, o sujeito continua a ser OS PARTICIPANTES, representado aqui pelo pronome relativo QUE. Portanto, os três verbos devem ficar no plural: CHEGAM, RESTAM e VÊM (lembre: ele vem, eles vêm). A resposta é D.

4 – Nenhum dos verbos acima é impessoal; todos, portanto, têm sujeito, cabendo  ao leitor identificá-lo e fazer a devida concordância. Em (A), o sujeito é AUTORES; a forma verbal correta é EXISTEM. Em (B), o sujeito é OS RESULTADOS DO CONCURSO; a forma verbal correta é SAIRÃO. Em (D), TANTAS DESISTÊNCIAS é o sujeito de OCORRER, que deveria ficar no plural. Em (E), MEDIDAS IMEDIATAS é o sujeito de CONVIR; na 3a. pessoa do plural, a forma é CONVÊM (assim, com circunflexo; CONVÉM é a 3a. do singular). A resposta é C (TRÊS MINUTOS faltam).

5 – Em (B), CABER deveria estar no plural, porque o sujeito é AS PRIMEIRAS INICIATIVAS. Em (C), CONSTAR deveria estar no plural, porque o sujeito é AS DATAS DAS PROVAS. Em (D), o sujeito é MUITAS CADEIRAS VAZIAS; a locução verbal deveria vir com o auxiliar no plural (“vão terminar sobrando”).  Em (E), OCORRE deveria vir no plural, porque o sujeito é TANTOS ASSALTOS. Note a intercalação estratégica (para a banca, é claro), do adjunto adverbial NESTE BAIRRO. A resposta certa é A (“as mesmas complicações ACONTECEM”).

6 – Para responder a esta questão, basta colocar todas as frases na ordem direta. Em (A), “muitas maneiras de armazenar informações EXISTEM”. Em (B), “uma dúzia de cervejas SOBROU” (o núcleo é DÚZIA, não esqueça). Em (D), “os resíduos de vidro e de plástico PERSISTEM”.  Em (E), “as provas do delito SUMIRAM” . A resposta é C, onde se deveria ler “um centro de computadores populares FALTA aos municípios mais pobres”.

7 – Não esqueça que o verbo deve concordar com o núcleo do sujeito. No sujeito da primeira oração — TODA A VERDADE DOS FATOS , o núcleo é VERDDE, o que obriga  o verbo SER a ficar no singular e o particípio de APURAR a ficar  no feminino (SERÁ APURADA). Na segunda oração, o sujeito está posposto (AS REVELAÇÕES). A resposta é C.

8 – O sujeito das três orações está posposto, i.e., vem à direita do verbo, fora de seu lugar habitual: OS BENS MATERIAIS, AS NECESSIDADES DO HOMEM e ASPIRAÇÕES. TER, SER e EXISTIR, por conseguinte, devem ficar no plural. A resposta é C.

9 – É uma questão ardilosa, em que o leitor apressado pode ser iludido pelo uso de expressões ora no singular, ora no plural. CRESCER, por exemplo, está colocado, na frase, entre o plural NOS DOIS LADOS DA ESTRADA, estrategicamente colocado no início da frase,  e o singular CAPIM ABUNDANTE (que é o verdadeiro sujeito). O sujeito de EXISTIR é ERVAS PERIGOSAS, também posposto. A posição de NO MATAGAL pode levar o leitor a não reconhecer que o sujeito de PASTAR é OS BOIS E OS CAVALOS. A frase completa é “Nos  dois lados da estrada,  CRESCE capim abundante; no entanto, lá onde EXISTEM ervas perigosas, no matagal, é que PASTAVAM os bois e os cavalos”. A resposta é B.

10 – Em todas as frases acima o sujeito é a expressão colocada DEPOIS do verbo. DUAS COLHERES DE AÇÚCAR e COISAS DESAGRADÁVEIS estão no plural, e assim também as formas verbais DEVEM BASTAR  e VÃO TERMINAR ACONTECENDO. UMA DÚZIA DE INGRESSOS e UMA GRANDE SENSAÇÃO estão no singular, e assim também as formas verbais PODE FICAR FALTANDO (na C) e DECORRE (na D). A resposta é E (como o sujeito é UNS CINCO REAIS, a forma correta é DEVEM TER SOBRADO).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.