Categorias
Etimologia e curiosidades Origem das expressões

quintos dos infernos

Um leitor quer saber se é quinto ou quintos dos infernos; veja qual é o endereço correto.

Prezado Professor: minha pergunta se refere ao Quinto dos Infernos. De onde vem esta expressão? Eu ouvia quintos no plural, mas a TV vem mostrando a forma no singular. Agradeço por qualquer esclarecimento. Um abraço.

Vitor O. – São Paulo

Meu caro Vitor: essa é realmente uma expressão meio misteriosa; há muitas hipóteses para sua origem, mas nenhuma chega a me convencer totalmente. Uma corrente (com variantes, é claro) associa o termo quintos ao imposto de 20% cobrados pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro fundido no Brasil. Falava-se em quintos mais ou menos como hoje ainda se fala em décimas, no sentido tributário. Em Parati, por exemplo, até hoje existe a velha Casa dos Quintos. O navio que levava a Lisboa o produto dessa arrecadação era a nau dos quintos; por causa da antipatia que os brasileiros sentiam por esse tributo, teria sido agregada a locução “dos infernos“, ficando então completa a expressão.

Outra corrente volta-se para Quintos, uma das freguesias de Beja, em Portugal. Como estava situada, na Idade Média, no limite do território português, a localidade era alvo constante das investidas dos chefes árabes que dominavam grande parte da Península Ibérica, o que tornava infernal a vida nessas paragens. Daí teria vindo o hábito de arrenegar os desafetos e inimigos, mandando-os para “os Quintos dos infernos“.

Como vês, são hipóteses boas para explicar o termo quintos, mas pobres para explicar como é que entraram aí os infernos. Talvez alguém já tenha encontrado a ligação entre uma coisa e outra; de qualquer forma, percebes que ambas usam quintos no plural, e não no singular. Eu cresci ouvindo essa expressão, não no sentido de amaldiçoar alguém, mas sim para indicar algo que fica muito longe, lá nos confins — assim como nos cafundós do Judas, lá onde o diabo perdeu as botas, lá onde o vento faz a curva. Abraço. Prof. Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.