internet ou Internet?

Professor Moreno, saudações. Afinal de contas, Internet deve-se escrever com maiúscula ou minúscula? Pergunto-lhe isso porque tenho encontrado, em publicações respeitadíssimas, a segunda forma, apesar de usar a primeira. 

Marcos Adriano S. —  Olinda(PE)

Meu prezado Marcos: as duas formas ainda disputam a preferência do público, mas tudo indica que a vencedora, já definida, é a forma com a inicial minúscula. Essa mesma discussão está viva em outros idiomas, mas a tendência é claramente em direção à forma internet, que realmente parece mais lógica, pelo que vamos ver.

Michael Quinion, o talentoso autor do sítio World Wide Words, diz que, no início, nos anos 60, o termo era escrito em minúsculas. Na década de 80, no entanto, passou a ser grafado com a inicial maiúscula, como se fosse um nome próprio — até recentemente, quando a espantosa divulgação desta rede globalizada pressionou a consciência dos falantes a considerarem-na um substantivo comum. Ela entrou em nossas vidas como o telefone, o rádio e a televisão, e aquele I em caixa alta foi se tornando cada vez mais estranho. É mais ou menos o que aconteceu com produtos industriais que se tornaram nomes genéricos, como a gilete, o bandeide e o xerox. Segundo Quinion, a importantíssima revista Wired terminou de adotar, como norma, internet, net e web definitivamente em minúsculas, o que representa um sinal de qual será a forma sobrevivente. Aqui no Brasil, para tua informação, tanto o Houaiss quanto o Aurélio preferem internet. Podes continuar com a tua maiúscula, mas verás cada vez mais adeptos da outra forma. Abraço. Prof. Moreno