Prezado Professor: quer dizer que cal, febre e moral, que eu tratava com uma certa distância, por pensar que fossem masculinos, de acordo com o dicionário são femininos? Posso então tratá-los com mais delicadeza, já que são, na verdade, elementos do sexo frágil? E agora, como acreditar nisso ? Agradeço; um abraço.
Jorge Augusto M.
Meu caro Jorge Augusto: tua estranheza com relação ao vocábulo cal é compartilhada pela maioria dos brasileiros, que vêem nele um masculino como sal ou mal; a tradição erudita, contudo, conserva o gênero no feminino, como era tradicionalmente. Ora, sabemos que o gênero dos substantivos que não estão ligados a seres vivos pode muitas vezes alterar-se ao longo da evolução do idioma; planeta e cometa eram femininos para Camões, mas hoje são masculinos. Em outros casos — como hélice, sucuri ou avestruz — o gênero é flutuante, ficando à escolha do falante. Acho que cal vai fazer parte deste último grupo.
Com relação a moral, estavas perdendo metade do filme: existe A moral, conjunto de princípios éticos que rege uma comunidade (“O filme atenta contra a moral estabelecida“), e O moral, ânimo, estado de espírito (“O moral da seleção está cada vez mais baixo“) — nesse último caso, corresponde ao popular “astral”.
Agora, febre? Ô, Jorge Augusto, é a primeira vez que vejo alguém tentar usar este vocábulo no masculino! Por acaso nunca ouviste falar em febre terçã, febre amarela, febre aftosa — sempre com o adjetivo concordando no feminino? Abraço. Prof. Moreno
Depois do Acordo: vêem > veem