Caro Prof. Moreno: com a humildade de um eterno aprendiz dessa nossa língua, fiquei com vontade de sugerir algo no esclarecimento, sempre preciso e claro, que o senhor deu à leitora que perguntou sobre a forma correta da frase “Apelação e remessa oficial a que se nega/negam provimento”. Ali o senhor explica que o verbo fica no singular porque o sujeito é provimento, enquanto apelação e remessa oficial são apenas objetos indiretos de negar. Como a leitora gostaria de enfatizar que se nega provimento aos dois elementos, não seria o caso de sugerir-lhe o uso do artigo definido antes do que? “Apelação e remessa oficial às que se nega provimento” não seria mais claro?
Alejandro M. — São Paulo
Meu caro Alejandro: indicaste um bom rumo, mas te enganaste de endereço. Tua sugestão de usar o artigo é boa, mas não pode ser feita com o relativo “que”, que não é antecedido de artigo (a não ser que haja um substantivo elíptico, mas isso é vinho de outra pipa). O que querias propor é algo assim como “Apelação e remessa oficial às quais se nega provimento” — e aí tens razão, porque ficaria muito mais fácil para os leitores entenderem do que se trata.
Esse comportamento diferente do que e do qual com relação a artigos fica bem evidente quando comparamos estruturas como “os filmes a que assisti/aos quais assisti”, “os ideais por que lutamos/pelos quais lutamos”, “a peça a que assisti/à qual assisti”, e assim por diante: qual é sempre acompanhado de artigo, coisa que jamais acontece com o que.
Os casos de crase antes do pronome que se devem à presença de um artigo que acompanha um substantivo elíptico (subentendido): “Essa rua é paralela à rua que leva o nome de meu pai” pode ficar “Essa rua é paralela à[…] que leva o nome de meu pai”; “Não me refiro às alunas que chegaram cedo, mas às alunas que chegaram tarde” pode ficar “Não me refiro às alunas que chegaram cedo, mas às […] que chegaram tarde”. Por isso, seria agramatical a tua proposta “*apelação e remessa oficial às que…”. Se eu fizer questão de usar este que, ele só poderá ser antecedido pela preposição pura, sem artigo. De qualquer forma, obrigado por chamar a minha atenção para um detalhe que teria certamente tornado mais clara a minha explicação. Abraço.Prof. Moreno