Caro Prof. Moreno: por que é utilizado o termo datiloscopista para designar o funcionário que trabalha na expedição de documento de identidade?
Otália
Minha prezada Otália: datiloscopista é um composto erudito formado pelo elemento datilo, que significa dedo (o mesmo que aparece em datilografia, “escrever com os dedos”), mais scopein (no Grego, “olhar, examinar” — o mesmo que está em microscópio, “que o olha o pequeno”, ou telescópio, “que olha de longe”). Os datiloscopistas — que alguns organismos preferem chamar de papiloscopistas — são os peritos na identificação das impressões digitais.
Temos aqui uma interessante confirmação do fato de que nosso idioma (principalmente na linguagem técnico-científica) tem duas mães, o Grego e o Latim. Digital vem do Latim digito, que significa “dedo”, da mesma forma que o Grego datilo. Um dr. Frankenstein poderia juntar pedaços de palavras e engendrar um digitoscopista, mas isso iria contrariar a tendência genérica de formar compostos com elementos da mesma fonte (ou tudo Grego, ou tudo Latim). Por isso chamamos de datiloscopista aquele que examina os dedos. Abraço. Prof. Moreno