/fécha/ ou /fêcha/?

Nunca saiu da minha cabeça uma dúvida: minha antiga professora de Português,  na frase “Fecha a porta”, pronunciava o verbo com o som do E fechado, pois dizia que assim é a conjugação do verbo fechar. Está errado dizer fecha com o E aberto, rimando com mecha?  

Júnia — Porto Alegre.

Minha cara Júnia: confesso que eu também digo /fêcha/ a porta. É um cacoete dos professores de Português: a gramática tradicional recomenda assim, e nenhum de nós quer ser apanhado falando de outro jeito. Acho que é uma daquelas recomendações que já perderam o sentido, visto que todo o mundo diz /fécha/. Eu, por dever de ofício (aliado a uma pitada de covardia), obrigo-me a conjugar o verbo fechar assim: /fêcho/, /fêchas/, /fêcha/, etc. No entanto, não corrijo meus alunos quando preferem a pronúncia com o E aberto. Lembra-te de que não existem regras sobre a pronúncia; apenas recomendações. Ao contrário da grafia, que segue uma norma específica (e olhe lá!), a pronúncia é uma área de grande diversidade regional. Neste imenso país que é o Brasil, uns assam na /grêlha/, outros na /grélha/; uns comem /quibébe/, outros /quibêbe/; uns metem o pé na /pôça/, outros na /póça/. É natural, portanto, que uns /fêchem/ e outros /féchem/ as portas. Abraço. Prof. Moreno

P.S.: Não preciso te dizer que as barras inclinadas indicam que estamos tratando da pronúncia desses vocábulos, e não de sua grafia.