a pronúncia do X

Caro Doutor, desde já deixo consignado meu agradecimento pelo que tem feito por mim e pela sofrida Língua Portuguesa. Minha pergunta é sobre a palavra inexorável. A pronúncia correta da letra X, neste caso, seria com som de /z/ ou de /cs/? Um grande abraço.”

Leonardo Alexandre 

Meu caro Leonardo: não precisa agradecer; afinal, nós todos — os leitores desta página e eu — compartilhamos o mesmo interesse pela querida Língua Portuguesa, mãe generosa, matriz de nosso pensar e de nosso sentir. Queres a pronúncia correta? Só posso te dar a pronúncia aconselhável (ou preferível), porque nem tudo é sólido quando entramos no mundo dos sons. Podes julgar por um simples detalhe: a correta maneira de pronunciar os sons da língua é chamada de ortoepia (do Grego orthos, “correto”, e epos, “palavra”) — vocábulo cuja pronúncia é controvertida, já que não poucos estudiosos preferem ortoépia. Ou seja: há controvérsia sobre a pronúncia correta da palavra que significa “pronúncia correta”. Deu para sentir?

É por esse motivo que procuramos, em dúvidas como a tua, ouvir a opinião de autoridades de reconhecida ciência e comprovado bom senso (é bom acrescentar aí uma pitada de bom gosto…). Quatro dos meus guias — Aurélio, Houaiss, Celso Pedro Luft e Antenor Nascentes — recomendam que o X de inexorável seja pronunciado como /z/, e não como /cs/ ou /cz/, como se pode ouvir às vezes. Olha, quando os quatro concordam, acho melhor segui-los respeitosamente. Abraço. Prof. Moreno

P.S.: A propósito de pronúncia: o pouco lembrado Dicionário da Academia Brasileira de Letras, em quatro volumes, de autoria de Antenor Nascentes, é o único dicionário respeitável que traz, ao lado de cada vocábulo, a pronúncia que o autor sugere, indicada por meio de uma transcrição fonética simplificada.