a persistirem os sintomas

Oi, Professor Moreno: estou no meio de uma grande polêmica na agência onde trabalho, pois temos que finalizar um comercial com a mensagem obrigatória do Ministério da Saúde… Os comerciais que estão no ar dizem o seguinte: “Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado” (esse texto consta nas normas da Vigilância Sanitária). Eu acho que o certo é “A persistirem os sintomas, o médico…”. Gostaria de esclarecer definitivamente esse tema.

Andréa G. — Porto Alegre

Minha prezada Andrea, o problema é muito simples: trata-se de duas estruturas diferentes, e vocês deverão optar entre elas com base no que pretendem dizer. “A persistirem os sintomas” é uma estrutura CONDICIONAL; equivale a “se persistirem os sintomas“. “Ao persistirem os sintomas” é TEMPORAL; equivale a “quando persistirem os sintomas”. Não entendo de Medicina, mas nessa frase do Ministério da Saúde parece que o significado implícito é “se os sintomas persistirem”, embora o nexo temporal também tenha lá a sua lógica. Aliás, pergunto: por que vocês não usam o se ou o quando, que vai ser entendido por todos? O fato de teres feito esta consulta (e não foste a primeira!) indica que a interpretação não está muito clara para o leitor em geral. Por que insistir no “A persistirem“, que, apesar de correto, vai dar muito pano para manga? Abraço. Prof. Moreno

Pela volta do correio, a leitora respondeu:

Oi, Professor, obrigada pela dica. Concordo que poderíamos evitar uma polêmica maior substituindo o “A” pelo “Se“. Já fiz algo parecido… Deu o maior “bolo”. Não sabia, na época, que o texto era “imexível”. Fomos obrigados a usar o “Ao“, depois obrigados a trocá-lo pelo “A“. Muito obrigada pela ajuda. Abraços.

Como se depreende da narração de nossa leitora, o Ministério da Saúde não quis abrir mão de sua firme indecisão gramatical …