Categorias
Etimologia e curiosidades Origem das palavras

manchete

Um leitor quer saber de onde provém o termo manchete, usado no jogo de vôlei.

Caro Professor, há algum tempo venho pesquisando sobre o vocábulo manchete, usado no jogo de vôlei. Manchete é a posição dinâmica de recepção da bola do adversário, com os braços juntos e esticados, impulsionando-a para cima e para o centro da rede, onde o levantador a coloca em posição para o ataque. Faço várias manchetes três vezes por semana e não sei a origem do termo.

Segundo estudo feito até agora, só obtive duas respostas, que ainda não me convenceram. A primeira teria origem em uma arma branca antiga que, juntas, assemelham aos braços juntos e esticados. A segunda teria vindo de pulso em Francês, pois que a bola, ao alcançar os braços do adversário, às vezes toca na ligação do antebraço com a mão. Não concordo. A bola recepcionada não deve e não pode tocar no pulso, somente nos antebraços, que deverão estar juntos e esticados. Se for possível me ajudar, ficarei lhe devendo. Grande abraço.

Giovanni Barretto 

Meu caro Giovanni: a nossa manchete vem realmente do francês manchette, derivado de manche, que aqui é “manga”, não “pulso” (lê o meu artigo Atravessando o Canal da Manga). Ou seja, é uma jogada em que a bola é recebida pelos antebraços — na manga, portanto, da camiseta (eles jogam com mangas longas, não te esqueças). Os glossários franceses de vôlei distinguem, inclusive, a manchete com dois e com um braço apenas, que eles chamam, com a elegância de sempre, manchette à deux mains e manchette à une main. Quanto à arma branca que sugeriram como possível origem, certamente estão fazendo confusão com a machete, que é outro nome para o nosso facão de mato, e não tem nada a ver com a nossa manchete — nem no nome, nem no gesto de usá-lo. Abraço. Prof. Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.