Categorias
Etimologia e curiosidades Origem das expressões

modus in rebus

Em tempos de excessos e exageros, continua valendo o velho conselho de moderação do poeta Horácio, emitido há 2000 anos.

Prezado Professor Moreno: queira informar-me se existe e qual o significado da expressão modus in rebus. Antecipadamente agradeço.

 Ruy C.

Meu caro Ruy: esta expressão faz parte de uma frase retirada de uma das sátiras do famoso poeta romano Horácio, em que ele adverte contra os excessos e recomenda a moderação: “Est modus in rebus, sunt certi denique fines“” — literalmente, “há uma justa medida (“modus”) em todas as coisas (“rebus”); existem, afinal, certos limites” (Livro I, Sátira 1). É usada principalmente em tom de advertência, quando queremos sugerir que alguma coisa está passando do tolerável. Um conhecido senador, em discurso recente, lamentava os incidentes vergonhosos que vêm abalando a dignidade do Senado e arrematava com este fecho latino: “Encerro minha manifestação com um aviso aos senadores, para que continuem respeitados por todos os brasileiros: est modus in rebus! O País não pode mais tolerar tanta ignomínia!”. Sábias palavras, que, se não surtiram o efeito desejado, ao menos devem ter levado vários senadores a se reconciliarem com o amansa-burro. Abraço. Prof. Moreno.

P.S.: pronuncia-se /módus in rébus/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.