edêntulo

Prezado Professor, tenho dúvida sobre a palavra edêntulo (“desdentado”, “edentado”), do Latim edentulus. Utilizei a mesma numa tese e quero justificar o seu emprego. Em Inglês a palavra é edentulous. Referenciei alguns autores e traduzi literalmente, porém não a encontrei no Aurélio. Esta palavra, contudo, é muito usada na área odontológica. 

André P.

Prezado André, o fato de não estar no dicionário não significa absolutamente nada. Nosso vocabulário é estimado em mais de 600.000 itens, e o maior dicionário não passa dos 200.000. Por razões de mercado, não temos um grande dicionário. O Aurélio e o Michaelis foram desenhados no perfil que as pesquisas mercadológicas mostraram ser viável no nosso pobre Brasil, o de um volume único. Para manter esse formato, os autores tiveram de fazer uma pesada seleção dos vocábulos que deveriam entrar — uma verdadeira lista de Schindler, onde nem sempre foram salvas as palavras que mereciam.

Uma das áreas mais fáceis de podar é sempre o léxico especializado (Medicina, Direito, Odontologia, Biologia, etc.), pois o público geral não precisa de todos esses termos técnicos que transitam normalmente no meio específico. Não deves te preocupar, portanto, em não ter encontrado o edêntulo (bonita palavra, aliás!). Vem de boa cepa (Latim, a nossa mãe), tem a terminação clássica da 2ª declinação e pode receber, em Português, o clássico “-o” final, o elemento terminal que corresponde sempre ao -us latino (e que alguns chamam equivocadamente de vogal temática; outros, pior ainda, de desinência de masculino). E mais: se dizes que ela é muito usada em Odontologia, isso basta para comprovar que ela existe. Um dia desses vou escrever um artigo exatamente com o título “Essa palavra existe?”, onde pretendo mostrar que nosso léxico real vai muito, muito além do que está listado em nossos dicionários. Para teu governo, sempre que tenho alguma consulta de termo técnico, vou olhar no Oxford English Dictionary (OED), o maior dicionário deste planeta; como dizia o Houaiss, lá está o melhor dicionário de termos científicos do Português, embora seja escrito em Inglês… Abraço. Prof. Moreno

Nota: quando este artigo foi escrito, ainda não tinha sido publicado o dicionário Houaiss. Pois lá podemos ver, pacificamente incluído no nosso léxico, o famoso edêntulo.