do/de Paulo

Renato de Mendonça gostaria de esclarecer se estão corretas as três formas da seguinte frase: (1) A casa é do Paulo, da Renata e do Marcelo. (2) A casa é do Paulo, Renata e Marcelo. (3) A casa é de Paulo, Renata e Marcelo.

Meu caro Renato: o leque deve ser ampliado para quatro opções: (1) A casa é DO Paulo, DA Renata e DO Marcelo. (2) A casa é DE Paulo, DE Renata e DE Marcelo. (3) A casa é DO Paulo, Renata e Marcelo. (4) A casa é DE Paulo, Renata e Marcelo.

A diferença entre 1 e 2 é a mesma que existe entre 3 e 4: usar ou não o artigo antes do nome próprio, o que é uma escolha livre para o falante. A diferença entre 1 e 2, de um lado, por oposição a 3 e 4, do outro, é mais gritante: em 1 e 2, estamos mantendo o paralelismo, repetindo a preposição antes de cada item. Em 3 e 4, usamos apenas a preposição no primeiro item da relação. Embora estas duas últimas formas sejam aceitas modernamente, se quiseres ser mais formal deverás ficar com as duas primeiras. Eu, particularmente, uso sempre a número 1. Abraço. Prof. Moreno

Quer conhecer a mitologia grega?
Então ouça o podcast Noites Gregas, do professor Moreno.