Olá, Prof. Moreno! Trabalho como redator numa agência de propaganda e gostaria de tirar uma dúvida sobre o uso da crase com horários. Sei por que se usa o acento grave, por exemplo, em: “Das 14h às 18h”, mas um colega me disse que quando o segundo horário leva minutos, não se coloca esse acento: “Das 14h as 18h30″.
A alegação dele é que a crase passa a se referir também aos minutos, que é substantivo masculino, junto com a hora. Então hora e minuto viram um elemento só, e o horário, nesse caso, termina no masculino. Eu não concordo; para mim, aqui também ocorre a crase, porque aquele “s” só pode ser por causa do plural do artigo, mas confesso que os argumentos do meu colega ainda me deixam confuso. Ele não lembra onde viu essa suposta regra. Você pode confirmar, por favor?
Gustavo — Sorocaba (SP)
Prezado Gustavo, não sei por que perdes tempo dando ouvidos aos palpites desse teu colega! Ele não lembra de onde veio a tal regra? Pois eu arrisco um palpite: ou veio do sonho ou do fundo de um copo! Percebo que sabes muito bem por que acentuamos, por exemplo, “das duas às quatro horas”. Pois bem: o que vier depois disso (minutos, segundos, etc.) não vai participar da relação sintática da preposição A com o artigo que acompanha o substantivo horas. Como tu mesmo bem disseste, a crase continua ocorrendo e é necessário manter o acento correspondente: “das duas às quatro horas e doze minutos”, “das duas às quatro horas, doze minutos e vinte segundos”. Como vês, tua argumentação inicial estava corretíssima. Tens de ter mais fé nos teus conhecimentos, Gustavo, e não sair correndo só porque alguém gritou, ao longe, “fogo na floresta”. Abraço. Prof. Moreno